New Trauma Training in Brasil

FORMAÇÃO EM TERAPIA DO TRAUMA: MÉTODO SOMATIC-MEMORY-SYSTEMS


 

 

O curso é teórico e prático e está divido em 02 níveis:

 

Nível 1: Básico e intermediário  Nível 2:  Avançado.

 

nível básico e intermediário está composto por 04 Workshops

internacionais (04 dias/presenciais); 6 workshops de habilidades (2dias/presenciais).

 

nível avançado consiste em 03 workshops internacionais (04 dias/presenciais), 4 workshops de habilidades (2dias/presenciais) e workshops de supervisões.

 

São oferecidos em todos os níveis, coordenação de grupos de estudos e supervisão de casos clínicos (presenciais e online) para aprofundamento dos conteúdos aprendidos no curso.

 

Período:  de abril de 2019 a outubro de 2020.

Vagas: limitadas

 

 

 Nesse curso você vai aprender:

 

Integrar as novas pesquisas e novas teorias sobre o trauma na sua prática. Como diagnosticar e fazer uma anamnese do trauma. Diferenciar sintomas de estresse e trauma. Compreender o papel dos sistemas de memória na formação e manutenção da reatividade traumática. Usar o mapa dos 5 estados do sistema nervoso para avaliar os sintomas. Ensinar seus clientes, através de um suporte efetivo, a reaprender o processo bottom-up para resolver estresse e trauma. Avaliar e planejar o tratamento usando o Inventário da História do Trauma. Aprender a trabalhar com a transferencia traumatica. Abordar e resolver sintomas reativos e dissociativos. Experimentar e usar eficazmente seu próprio sistema nervoso terapeuticamente. Integrar um modelo baseado no corpo em sua abordagem atual. Desenvolver técnicas clínicas específicas para trabalhar tanto com indivíduos como com grupos.

 

Público-alvo:

 

psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras, enfermeiros, educadores, assistentes sociais, estudantes de graduação e pós-graduação em saúde e afins; e profissionais que trabalham com vítimas de violência e abuso.

 

Período:  de abril de 2019 a outubro de 2020.

Vagas: limitadas

O campo da terapia do trauma está mudando dramaticamente e uma nova geração de terapia está surgindo. Pesquisas atuais mostram que na raiz de muitos diagnósticos de saúde física e mental está o trauma, especificamente as feridas da primeira infância de abuso e negligência. A pesquisa é tão convincente que sugere que trabalhar no campo da saúde mental é essencialmente trabalhar com feridas traumáticas. Para nós médicos e terapeutas, isso não é uma novidade, mas até recentemente não tínhamos ferramentas eficazes para ajudar a resolver as origens do sofrimento de nossos clientes

 

Sabemos agora que traumas são eventos psicobiológicos que atingem o organismo como um todo e na maioria das vezes provoca um grande impacto à qualidade de vida, podendo emergir de diferentes formas e sintomas, restringindo o desenvolvimento e/ou funções biopsicossociais do indivíduo. As recentes pesquisas neurofisiológicas demostram como é insuficiente permanecer apenas no âmbito do verbal, seja para o clinico compreender os fenômenos que se apresentam a sua frente, ou para construir uma hipótese terapêutica eficaz. Com o intuito de formar profissionais capacitados a entender a uma demanda com esta complexidade e com cada vez mais procura na prática clínica cotidiana, o IPS reuniu especialista e pesquisadores com reconhecimento internacional para criar um curso original e completo que permita formar psicoterapeutas especialistas em atendimento a situações de estresse e trauma. Assim surgiu, o Somatic-Memory-Systems, um método que une o conhecimento e embasamento das pesquisas neurocientificas com a experiência clínica de mais de 20 anos de prática de dois renomados experts em trauma. Com 02 turmas formadas pelo IPS, em 2019 abriremos inscrições para a 3ª turma do curso do trauma no Brasil e nossa 1ª turma na América Latina, em parceria com o Espacio Vida.

 

O Somatic-Memory-Systems está baseado na reorganização da memória somática.

 

Uma característica essencial desse método terapêutico é que trabalhamos com sensações e movimentos para solucionar traços somáticos da experiência traumática. Tanto o relaxamento do sistema nervoso como as mudanças no nosso sistema de memória corporal contribuem para esse processo. Ao final do curso, o aluno terá a oportunidade de integrar seu aprendizado ao seu próprio estilo e abordagem terapêutico, experimentando diferentes posições e respostas relacionais.


If you want to book our faculty memebers for your upcoming event,

please contact us. We will get back to you as soon as possible.